Categorias
Blog

Engravidar e fertilizar – Saiba como otimizar o processo!

Para otimizar a fertilidade das mulheres, cuidar melhor de seus corpos é um bom primeiro passo. Mas o que mais as mulheres podem fazer para melhorar suas chances de engravidar?

engravidar

O conselho mais importante para uma mulher que deseja engravidar é conhecer seu corpo, especificamente seu ciclo menstrual, disse a Dra. Mary Ellen Pavone, endocrinologista reprodutiva, especialista em infertilidade e diretora médica do programa de fertilização in vitro da Northwestern Departamento de Medicina Reprodutiva e Fertilidade da Medicina em Chicago.

“É importante saber a distância de seus ciclos para que ela possa cronometrar a relação sexual com mais precisão para tentar engravidar”, disse Pavone.

Aqui estão 10 dicas que podem ajudar a aumentar as chances de uma mulher saudável engravidar.

Registre a frequência do ciclo menstrual

Uma mulher que deseja engravidar deve monitorar se os primeiros dias de sua menstruação tendem a ter o mesmo número de dias de intervalo a cada mês, o que é considerado regular.

Por outro lado, seus períodos podem ser irregulares, o que significa que a duração do seu ciclo varia de mês para mês. Ao rastrear essas informações em um calendário, a mulher pode prever melhor quando poderá estar ovulando, que é o momento em que seus ovários liberarão um óvulo a cada mês.

Monitore a ovulação

Mulheres com ciclos regulares ovulam cerca de duas semanas antes da chegada da menstruação, disse Pavone. É mais difícil prever a ovulação em mulheres com ciclos irregulares, mas geralmente ocorre 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.

Existem vários métodos que as mulheres podem usar para ajudar a determinar seus dias mais férteis a cada mês.

engravidar

Os kits caseiros de previsão de ovulação podem eliminar algumas das conjecturas para descobrir quando uma mulher está ovulando. Vendidos em farmácias, os kits testam a urina para o hormônio luteinizante, uma substância cujos níveis aumentam a cada mês durante a ovulação e faz com que os ovários liberem um óvulo.

Os três dias após um resultado positivo do teste são os melhores momentos para os casais fazerem sexo para aumentar suas chances de engravidar, relata a American Pregnancy Association.

Outro método para prever a ovulação é monitorar o muco cervical, o que envolve a verificação regular da quantidade e da aparência do muco na vagina.

Pouco antes da ovulação, quando a mulher está mais fértil, a quantidade de muco aumenta e também se torna mais fino, mais claro e mais escorregadio, de acordo com a March of Dimes.

Quando o muco cervical se torna mais escorregadio, ele pode ajudar o espermatozoide a chegar ao óvulo. Um estudo publicado na revista Fertility and Sterility descobriu que as mulheres que checavam o muco cervical de forma consistente tinham 2,3 vezes mais probabilidade de engravidar em um período de seis meses.

Faça sexo todos os dias durante a janela fértil

A “janela fértil” abrange um intervalo de seis dias, os cinco dias anteriores à ovulação e o dia dela, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Estes são os dias do mês em que a mulher está mais fértil.

Algumas mulheres estão recorrendo a novas ferramentas de tecnologia, como aplicativos e sites de rastreamento de fertilidade, para ajudá-las a manter o controle sobre quando podem ter maior probabilidade de engravidar, mas um estudo feito em 2016 sugere que os aplicativos podem não ser tão precisos.

A pesquisa mostrou que não houve uma grande diferença nas taxas de gravidez entre casais que fizeram sexo todos os dias durante a “janela fértil” (37 por cento) em comparação com casais que o fizeram a cada dois dias (33 por cento), disse Pavone. “E fazer sexo todos os dias pode ser mais fácil para um casal”, acrescentou ela.

Existem muitos equívocos comuns e histórias de velhas sobre a concepção. Por exemplo, não há evidências de que a posição sexual influenciará as chances de um casal ter um bebê, nem uma mulher deitada de costas por um certo tempo após a relação sexual aumenta as chances de conceber, disse Pavone ao Live Science.

Mas ela disse que existem alguns lubrificantes vaginais à base de água que podem diminuir o movimento do esperma, então Pavone recomendou o uso de Pre-Seed em vez de Astroglide ou K-Y Brand Jelly quando a lubrificação é necessária.

Lute por um peso corporal saudável para engravidar

Ser muito pesado pode reduzir as chances de uma mulher engravidar, mas ser muito magra pode tornar ainda mais difícil ter um bebê.

A pesquisa mostrou que uma mulher com sobrepeso pode levar o dobro do tempo para engravidar do que uma mulher cujo IMC é considerado normal, disse Pavone. E uma mulher que está abaixo do peso pode levar quatro vezes mais tempo para engravidar, disse ela.

Ter muita gordura corporal produz estrogênio em excesso, que pode interferir na ovulação e engravidar. Perder 5 a 10 por cento do peso corporal antes de uma mulher começar a tentar engravidar pode melhorar sua fertilidade, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

engravidar

Um estudo feito em 2017 descobriu que casais em que ambos os parceiros são obesos podem levar de 55 a 59 por cento mais tempo para engravidar, em comparação com casais que não são obesos.

Mulheres muito magras podem não ter menstruações regulares ou podem parar de ovular.